50 ENVERGAR E CAÇAR VELAS

50.1 Mudar de Velas
Enquanto se mudam velas de proa e velas de balão, pode ser completamente envergada e mareada uma vela de substituição antes de ser arriada a vela que ela irá substituir. No entanto, apenas poderão ser mantidas a trabalhar de cada vez uma vela grande e, excepto durante a mudança, uma vela de balão.

50.2 Paus de Velas de Balão (Paus de Spi)
Só pode ser usado um pau de vela de balão de cada vez, excepto durante a viragem em roda. Quando em uso, deverá ser fixado no mastro mais a vante.

50.3 Uso de Paus Disparados (Outriggers)
(a) Nenhuma vela será caçada sobre ou através de um pau disparado, excepto conforme o autorizado na regra 50.3 (b) ou 50.3(c). Um pau disparado é qualquer ferragem ou outro dispositivo colocado de tal forma que possa exercer pressão para fora da borda numa escota ou vela, num ponto a partir do qual, com o barco em posição perpendicular, uma linha vertical caia fora do casco ou do convés. Para os propósitos desta regra, a borda falsa, balaustrada e verdugos não fazem parte do casco ou do convés, e os seguintes não são considerados paus disparados: um pau de bujarrona ou gurupés usado para fixar o punho da amura de uma vela a trabalhar, um varão utilizado para caçar a escota de uma vela a trabalhar, ou a retranca de uma vela de proa nela envergada que não necessita de ajustamento quando na manobra de virar por davante.

(b) Qualquer vela poderá ser caçada ou passada sobre uma retranca regularmente usada para uma vela a trabalhar e permanentemente ligada ao mastro onde se iça o punho da pena.

(c) Uma vela de proa pode ser caçada ou fixada no seu punho de escota para um pau de vela de balão, desde que a vela de balão não esteja envergada.

50.4 Velas de Proa
A diferença entre uma vela de proa e uma vela de balão é que a largura a meia altura da vela de proa, medida entre os pontos médios do gurutil e da valuma, não excede 50% do comprimento da esteira, e nenhuma outra largura intermédia excede uma percentagem identicamente proporcional à sua distância ao punho da pena. Uma vela amurada para ré do mastro mais a vante não é uma vela de proa.