18.2 Concedendo Espaço na Baliza

a) Quando os barcos estão sobreladeados o barco exterior deve conceder espaço na baliza ao barco interior, excepto se a regra 18.2(b) se aplicar.

(b) Se os barcos estão sobreladeados quando o primeiro deles chega à área, o barco exterior deve, a partir desse momento, conceder espaço na baliza ao barco interior. Se um barco está livre pela proa quando chega à área, o barco livre pela popa deve, a partir desse momento, conceder espaço na baliza ao outro barco.

(c) Quando um barco é obrigado a dar espaço na baliza pela regra 18.2(b), ele deve continuar a fazê-lo mesmo que, mais tarde, o sobreladeamento seja interrompido ou começar um novo sobreladeamento. No entanto, se qualquer dos barcos passar de proa ao vento ou se o barco com direito a espaço na baliza deixar a área, a regra 18.2(b) não mais se aplica.

(d) Se existir razoável dúvida de que um barco tenha estabelecido ou interrompido um sobreladeamento em devido tempo, presume-se que o não tenha conseguido.

(e) Se um barco livre pela popa estabeleceu um sobreladeamento interior e, desde o momento em que o sobreladeamento se iniciou, o barco exterior estiver impossibilitado de conceder espaço na baliza, ele não é obrigado a fazê-lo.